Inscrição CNH Social 2021: Sobre, Como fazer, Requisitos, Documentos
Uma das novidades para quem deseja tirar a carteira de habilitação é a inscrição CNH Social 2021. O programa do Governo auxilia uma parte da população a ter acesso, sem custos, a uma habilitação.
Ou seja, o programa CNH Social é a chance que muitos possuem em conseguir a emissão do documento sem custos, tendo em vista que os valores da carteira de motorista no Brasil vêm aumentando cada vez mais ano após ano.
Para ter acesso ao programa, é necessário saber como realizar a inscrição CNH Social 2021. Para isso, trouxemos um guia completo de como funciona o procedimento. Confira!
Sobre CNH Social

Apesar de não estar em vigor em todo o território nacional, o programa CNH Social está sendo, cada vez mais, aderido pelos estados.
O benefício ainda é limitado a alguns municípios e estados que concedem o documento para pessoas de baixa renda.
Isto é, por ser um requisito que muitas empresas solicitam, a carteira de motorista é um diferencial na vida do trabalhador.
O documento pode ajudar muitos profissionais a conseguirem uma vaga no mercado de trabalho.
Onde há o programa?
Em primeiro lugar, antes de entender como fazer a inscrição CNH Social 2021, é preciso saber se sua região já adotou o programa.
Abaixo listamos os estados onde o benefício já pode ser solicitado pela população:
- Ceará,
- Espirito Santo,
- Maranhão,
- Minas Gerais,
- Paraíba,
- Pernambuco,
- Rio Grande do Sul,
- São Paulo.
Quem tem direito à CNH Social 2021?

Além disso, depois de conferir se em sua região o benefício da CNH Social pode ser solicitado, é preciso entender quem tem direito a participar do programa.
Ou seja, nem todos estão aptos a receber o benefício, sendo necessário atender aos requisitos antes de realizar a inscrição CNH Social 2021. Assim como o processo de inscrição precisa ser aprovado, como é o caso do Prouni ou outros programas.
Abaixo, listamos alguns dos principais requisitos exigidos para concessão do benefício:
- Ser maior de 18 anos,
- Possuir Carteira de Trabalho há menos um ano,
- Estar cadastrado no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal,
- Ser beneficiário de algum programa social, como o Bolsa Família,
- Estar matriculado na rede pública ou ter bolsa integral na rede privada, caso estudante,
- Estar desempregado há pelo menos um ano – se já tiver concluído os estudos,
- Possuir renda familiar de até dois salários mínimos.
Como fazer Inscrição CNH Social 2021?
Logo em seguida, após entender quais são os requisitos para a inscrição CNH Social 2021, é preciso entender como realizar o procedimento. O cadastro para receber o benefício deve ser feito pela internet.
Para isso, você precisa acessar o site do Detran do seu estado. No exemplo a seguir, usaremos o site do Detran do Espírito Santo:
- Em primeiro lugar, acesse o site do Detran do Espírito Santo,
- Em seguida, busque pela opção “CNH Social”.
- Logo depois, selecione a opção para se cadastrar no programa,
- Por fim, basta preencher os dados requisitados pelo Detran e concluir sua inscrição.
Além disso, lembre-se de preencher os dados corretamente, sempre prestando muita atenção.
Posteriormente, é possível que você ainda deva comparecer ao Detran, com os documentos exigidos em mãos para confirmar sua inscrição CNH Social 2021.
Ou seja, e importante preencher os dados com informações verdadeiras e atualizadas.
Documentos necessários

Para confirmar sua inscrição CNH Social 2021 e ter a possibilidade de conseguir a carteira de motorista de forma gratuita, é preciso comprovar os dados informados através de alguns documentos.
Ou seja, para garantir que as pessoas realmente necessitam da concessão do benefício para tirarem a carteira de motorista, o candidato precisa comprovas as informações dadas.
Sendo assim, uma das etapas do programa de CNH Social consiste na comprovação de seus dados. Para isso, é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
- Documento de Identidade (RG),
- Carteira de trabalho,
- Cadastro de Pessoa Física (CPF),
- Declaração de renda familiar,
- Comprovante de residência – conta de luz, água, telefone.
Lembre-se de separar os documentos com antecedência para não correr nenhum risco de perder a possibilidade de conseguir o benefício.
Contudo, cabe destacar que a inscrição CNH Social 2021 não garante que você conseguirá a carteira de motorista de forma gratuita. Seu cadastro ainda passará por uma avaliação.
Ou seja, o benefício é concedido para aqueles que realmente não têm como pagar por uma carteira de motorista. Caso você atenda aos requisitos, é bem provável que seja inscrito na CNH Social.
Comente