Início » Vestibular » Inscrição Colégio Naval 2021: Sobre, Concurso, Como fazer, Requisitos

Inscrição Colégio Naval 2021: Sobre, Concurso, Como fazer, Requisitos

Anualmente, a inscrição Colégio Naval 2021 é feita pelos alunos recém-formados no Ensino Fundamental e que desejam cursar o Ensino Médio na instituição. A tendência é que o número de candidatos para 2021 aumente.

Sendo assim, para ter a chance de concorre a uma das vagas oferecidas pela instituição, é necessário entender como realizar a inscrição Colégio Naval 2021.

Neste artigo, mostramos como é possível realiza-la, além de trazermos outras informações que não de ajudara a entender melhor o processo seletivo. Continue a leitura!

Sobre Colégio Naval

Inscrição Colégio Naval 2021

Em primeiro lugar, antes de saber como fazer sua inscrição Colégio Naval 2021, é necessário entender mais sobre o programa.

Em resumo, o Colégio Naval é uma instituição de ensino que pertence à Marina do Brasil, com sede em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. A instituição tem por finalidade selecionar alunos para cursarem o Ensino Médio com uma preparação para a graduação dentro da Escola Naval.

Dessa forma, assim como no Ensino Médio convencional, o ciclo escolar é dividido em três anos letivos, porém em regime de internato.

Por outro lado, diferente do ensino convencional, além das matérias regulares, o aluno também tem contato com uma instrução militar-naval. Outra diferença está na prática esportiva, que é mais intensa.

Além disso, os alunos que desejam ingressar na instituição precisam, além da inscrição Colégio Naval 2021, realizar um concurso público. Isso também acontece com o processo de Fuzileiro Naval ou também de ESPCEX.

Concurso do Colégio Naval

Inscrição Colégio Naval 2021

Para ingressar no Colégio Naval, o aluno deve passar pelo processo seletivo da instituição: um concurso público composto por uma prova objetiva, redação e testes de aptidão física.

Além disso, o candidato também deve passar por uma inspeção de saúde para ser aprovado. No caso de aprovação, o aluno deve estudar em período integral, recebendo, para isso, uma bolsa auxílio de, aproximadamente, R$1 mil.

Apesar de já receber a bolsa auxílio, o aluno ainda conta com ajuda na compra de materiais, uniforme e assistência médico-hospitalar.

Outro diferencial é que os candidatos aprovados ainda passam por um plano de carreira, aumentando tanto os ganhos quanto a experiencia.

Porém, para isso é necessário entender como realizar a inscrição Colégio Naval 2021. Esse, aliás, pode ser um dos primeiros passos para quem pretende seguir uma carreira militar.

Requisitos

Inscrição Colégio Naval 2021

Além da inscrição Colégio Naval 2021 e da taxa de inscrição, o candidato ainda deve preencher alguns requisitos.

Isto é, o processo seletivo é destinado a jovens, exclusivamente do sexo masculino. A idade mínima para inscrição é de 15 anos de idade completos até o dia primeiro de janeiro do ano letivo.

Porém, ainda é necessário preencher outros requisitos básicos para ter a inscrição Colégio Naval confirmada. Dentre eles, podemos citar:

  • Ser brasileiro nato,
  • Ser do sexo masculino,
  • Ter o mínimo de 15 completos até primeiro de janeiro de 2021,
  • Ter concluído o Ensino Fundamental, ou provisão de concluir antes do início das aulas no Colégio Naval,
  • Não ser casado ou ter união estável: o aluno deve permanecer no estado civil solteiro até a conclusão do Ensino Médio no Colégio Naval,
  • Bons antecedentes e estar em dia com obrigações cívico-militares.

Como fazer Inscrição Colégio Naval 2021?

Inscrição Colégio Naval 2021

Para realizar sua inscrição Colégio Naval 2021, o candidato pode comparecer em um dos postos de atendimento da Marinha do Brasil, ou, se preferir, realizar o procedimento pela internet. Para isso, é necessário acessar o site oficial do órgão.

Abaixo listamos o passo a passo de como você pode realizar o procedimento. Confira:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial dentro do período de inscrição;
  2. Em seguida, realize o cadastro inicial, informando os dados pessoais do candidato,
  3. Logo depois, o candidato deve escolher se deseja ou não concorre a uma das vagas de cota,
  4. Depois, defina qual o local em que deseja fazer as provas,
  5. Por fim, finalize o processo e imprima o boleto para o pagamento da taxa de inscrição.

Além disso, cabe lembrar que o boleto deve ser pago antes da data de vencimento para que a inscrição Colégio Naval 2021 seja confirmada.

O valor da taxa é de aproximadamente R$100,00.

Comente