Início » Vestibular » Inscrição COLTEC 2021: Como funciona, Como fazer, Documentos e mais

Inscrição COLTEC 2021: Como funciona, Como fazer, Documentos e mais

A Inscrição COLTEC 2021 deve ser feita pelos candidatos que desejam fazer parte do Colégio Técnico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Anualmente, são selecionados alunos para os mais diversos cursos ofertados pela instituição.

Porém, para concorrer a uma vaga e ter chances de participar do processo seletivo é preciso saber como realizar sua inscrição COLTEC 2021. Para isso, separamos aqui um conteúdo completo mostrando como fazer. Confira!

Como funciona Inscrição COLTEC 2021?

Inscrição COLTEC 2021

Em resumo, a Inscrição COLTEC 2021 deve ser feita pela internet, no site da Universidade Federal de Minas Gerais.

Com isso, o candidato, ou mesmo seu responsável legal, deve acessar a página de inscrição e realizar o preenchimento do formulário solicitado.

Em seguida, basta gerar o boleto bancário para o pagamento da taxa de inscrição.

Além disso, cabe lembrar que dois perfis de candidato podem participar da Inscrição COLTEC 2021:

  • Estudantes que concluíram o ensino fundamental,
  • candidatos que finalizaram o ensino médio, mas ainda deseja adquirir uma das formações técnicas oferecidas pela instituição.

Saiba a seguir quais são.

Formações técnicas COLTEC

 

Apesar da maior procura por cursos de formação técnicas na área de eletrônica, como comumente acontece, o COLTEC oferece ainda outros cursos de formação para os alunos.

Na Inscrição COLTEC 2021, o candidato tem a opção de concorrer a uma das vagas disponibilizadas para as seguintes formações:

  • Desenvolvimento de sistemas,
  • Automação industrial,
  • Análises clínicas,
  • Química.

Contudo, os cursos de formação técnicas citados acima são destinados aos candidatos que concluíram o ensino fundamental.

Dessa forma, para aquelas que já concluíram o ensino médio, mas ainda querem investir em um curso técnica, a instituição oferece vagas em outras áreas. A nível médio, as formações ofertadas são:

  • Desenvolvimento de sistemas,
  • Biotecnologia.

Vale ressaltar que para essas vagas, candidato deve ter participado de alguma edição do ENEM dentro do prazo estabelecido no edital de cada edição.

Como fazer sua inscrição COLTEC 2021?

Inscrição COLTEC 2021

Como dito anteriormente, a Inscrição COLTEC 2021 deve ser feita, exclusivamente, pela internet. Assim como esse processo também é feito entre outras instituições como a UEG ou também a FGV.

Para isso, o candidato deve acessar o site da Universidade Federal de Minas Gerais.

Em seguida, no menu lateral, clique na opção “formulário de inscrição”. Você será encaminhado para a página do formulário, sendo necessário preencher os dados corretamente.

Logo depois, seleciono o curso de sua preferência, informando ainda se o candidato necessita de um atendimento especial, direcionado a quem possui alguma deficiência física ou cognitiva.

Por fim, bata encerrar a inscrição e imprimir o boleto para o pagamento da taxa de inscrição. o pagamento, em geral, deve ser feito em até 5 dias úteis.

A confirmação do pagamento é feita na página da UFMG. Caso não tenha sido confirmado o pagamento após você ter realizado, encaminhe um e-mail para a instituição junto com o comprovante.

Documentos

Inscrição COLTEC 2021

Além de fazer o procedimento online para a sua inscrição COLTEC 2021, é preciso informar alguns dados pessoais.

E para isso, você deve ter à disposição alguns documentos, os quais ainda podem ser solicitados posteriormente.

Dessa forma, dentre os principais documentos a serem solicitados, estão o RG e CPF.

Além disso, no dia da realização da prova, o candidato deve estar com esses documentos em mãos, ou qualquer outro documento de identificação com foto previsto no edital.

Para ter acesso a essa e outras informações relevantes sobre o processo seletivo, como as datas para inscrição COLTEC, o candidato pode acessar este link.

Processo seletivo COLTEC

Inscrição COLTEC 2021

Em resumo, o processo seletivo COLTEC é feito através de uma prova de múltipla escolha, com 60 questões. Dentre os temas aplicados na prova, estão:

  • Língua portuguesa,
  • Ciências naturais,
  • Matemática,
  • Geografia,
  • História geral,
  • História do brasil.

Além disso, o processo seletivo pontual, de modo diferente, algumas áreas do conhecimento. As questões de língua portuguesa e matemática, por exemplo, são valorizadas com o dobro da pontuação da demais matérias.

Sendo assim, para conseguir uma boa pontuação e aumentar suas chances de conseguir uma boa colocação, ter um bom desempenho nessas duas áreas é fundamental.

Porém, não se esqueça de estudar e se dedicar para as demais áreas já que elas podem fazer diferença na sua colocação final.

Comente