Início » Vestibular » Inscrição ENADE 2021 – Como funciona, Fases, Requisitos, Datas e mais

Inscrição ENADE 2021 – Como funciona, Fases, Requisitos, Datas e mais

Você sabe como fazer sua Inscrição ENADE 2021? O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes nada mais é do que uma prova realizada anualmente, com o objetivo de medir o conhecimento dos alunos que concluíram o ensino superior.

Apesar de nem todos saberem, o exame é obrigatório e de grande relevância para a melhoria no ensino superior no Brasil.

Sendo assim, é de grande importância que você também realizar o exame. E para saber como funciona, quais os critérios de participação e como realizar sua Inscrição ENADE 2021, trouxemos um guia completo para te ajudar. Confira!

Sobre o  ENADE

Inscrição ENADE 2021

Primeiramente, antes de falarmos sobre a Inscrição ENADE 2021 é preciso entender melhor sobre o próprio exame.

Em resumo, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes nada mais é do que uma prova, com o objetivo de avaliar os rendimentos de alunos de graduação em todo o Brasil.

Ou seja, o exame busca saber quanto os estudantes assimilaram da grade curricular de seus cursos por meio da prova aplicada em todo território nacional.

Dessa forma, por meio do exame, o aluno pode demonstrar as habilidades e competência adquiridas m seu curso.

Aplicado desde 2004, o ENADE vem sendo uma avaliação obrigatória de grande relevância, justamente por avaliar como o ensino superior do Brasil vem evoluindo.

Como funciona ENADE 2021?

Inscrição ENADE 2021

Como é possível notar, o ENADE é um exame totalmente avaliativo para alunos de graduação em instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Sendo assim, as provas do exame são criadas justamente para poder avaliar o conhecimento dos alunos em cada área de graduação.

Isso quer dizer que a avaliação ocorre de forma coerente com a grade curricular de cada aluno. Por exemplo, caso o curso do estudante seja Ciência da Computação, a prova terá um conteúdo voltado para as matérias que ele aprendeu, especialmente no decorrer do último semestre.

Além disso, de acordo com os resultado obtidos, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ainda fará um relatório sobre cada aplicação.

Dessa maneira, a avaliação é feita tanto em comparação com resultados de edições anteriores, quanto em relação aos cursos de ensino superior fora do país.

Etapas do ENADE 2021

Inscrição ENADE 2021

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é dividido em quatro etapas. São elas:

  • Prova: com questões relativas ao curso,
  • Questionário do Estudante: questionário feito para levantar informações que caracterizem o perfil dos alunos de determinados cursos de formação,
  • Enquete de Percepção de Prova: questionário feito para avaliar a percepção do aluno quanto a prova do ENADE,
  • Questionário do Coordenador de Curso: questionário feito para avaliar o perfil de coordenadores de determinados cursos de formação.

Para obter a aprovação, é necessário cumprir cada uma das etapas, seja o aluno ingresso ou graduando.

Cada uma delas é especifica também no site do ENADE. Assim como é feito com outros programas do governo, como é o caso do Enem e também Sisu e demais existentes.

Quem deve fazer ENADE 2021?

Inscrição ENADE 2021

Apesar de ser uma prova voltada para os alunos de graduação do ensino superior no Brasil, a Inscrição ENADE 2021 deve ser feita por um grupo específico.

Devido ao grande número de alunos que cursam o ensino superior no país, a prova será realizada para os alunos que ingressaram e irão concluir o último ano de suas respectivas formações.

Ou seja, para saber se você deve realizar a Inscrição ENADE 2021, basta checar se no ano de sua formação a área vinculada ao exame é a mesma do seu curso.

Para saber qual área do conhecimento será abordada em cada ano, o aluno poder consultar diretamente o portal do ENADE no site do INEP

Como fazer Inscrição ENADE 2021?

As inscrições par ao ENADE 2021 devem ser abertas ainda neste ano. Se você faz parte do grupo que deve realizar o exame, é preciso saber como realizar sua inscrição.

Ela é feita por meio do site oficial do ENADE.

Inscrição ENADE 2021

Logo após acessar o site, basta clicar em “primeiro acesso estudante” e fornecer os dados necessários. Um e-mail será enviado para você, juntamente com uma senha temporária.

Inscrição ENADE 2021

Em seguida, retorne ao site e clique em ‘autenticação do ENADE”. Digite o seu CPF e senha provisória para acessar e altera a senha para uma de sua preferência.

Preencha o questionário disponibilizado e pronto: inscrição realizada.

No entanto, essa não é a inscrição oficial, até porque o responsável pela inscrição dos alunos ao ENADE 2021 é o coordenador de cada curso.

Data Enade 2021

Inscrição ENADE 2021

Em geral, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes costuma acontecer entre os meses de outubro e novembro.

É preciso ficar atento às atualização do INEP sobre a data do exame.

Assim como em outra edições, o próprio INEP encaminha o local de provas para o ENADE.

Você pode aguardar o e-mail ou consultar através do portal.

Depois de realizar o exame, o resultado do ENADE 2021 ficará a disponibilizado também no portal, em geral, durante o terceiro ou quarto bimestre do ano seguinte.

Comente