Início » Vestibular » Inscrição ENEM 2021 – Para que serve? Como se inscrever?

Inscrição ENEM 2021 – Para que serve? Como se inscrever?

O Exame Nacional do Ensino Médio é fundamental para ingressar em alguma universidade pública ou privada. Conforme seu desempenho neste exame, você garante sua vaga e segue em direção ao seu sonho profissional.

Nesse caso, você já pode se preparar para a Inscrição ENEM 2021 e começar a estudar para obter uma boa pontuação.

Confira aqui tudo sobre a Inscrição ENEM 2021 e tire suas dúvidas!

Para que serve a nota do ENEM?

provas enem 2021

As provas do ENEM são utilizadas como uma forma de o candidato conseguir uma vaga em alguma universidade, em qualquer parte do país.

 

Por meio das notas obtidas no ENEM, o candidato pode:

Como fazer a Inscrição ENEM 2021?

enem inscrição 2021

Para dar o primeiro passo e se inscrever no ENEM 2021, você precisa saber quando o processo será aberto para realizar tal ato!

Geralmente, as inscrições são liberadas por quinze dias no mês de maio. Dentro desse período, você faz sua inscrição, mas também já pode se mobilizar para solicitar isenção da taxa de inscrição (que acontece no mês de abril).

A inscrição ENEM 2021 acontece no site oficial do ENEM, pelo portal do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Caso você não tenha isenção da taxa, faça o pagamento entre os dias estipulados em maio.

Para fazer a inscrição no site, informe seu CPF e sua data de nascimento corretamente (conforme estão em seu cadastro na Receita Federal, afinal o intuito é evitar problemas na correspondência das informações).

No formulário que aparecerá no site para você preencher, você precisa informar seu endereço de e-mail, número de telefone fixo ou celular, indicar o município em que você irá realizar a prova, selecionar a língua estrangeira desejada para a prova específica e criar uma senha de acesso ao sistema.

Na inscrição ENEM 2021, você ainda solicita, se for o caso, atendimento especializado, específico ou pelo seu nome social.

Um número de inscrição será gerado. Não esqueça de anotar tanto este número quanto sua senha cadastrada, pois ambos servirão como forma de acompanhamento da sua inscrição, além da consulta ao Cartão de Confirmação da Inscrição, aos resultados e mesmo na inscrição aos programas do Ministério da Educação (MEC).

inscrição enem 2021

O ENEM 2021 não será gratuito, assim como os outros anos.

Ainda não há um valor oficial da taxa de inscrição, mas pode girar em torno de R$85,00 a R$90,00.

Candidatos que se encaixam nos critérios de isenção, podem fazer o ENEM 2021 de maneira gratuita:

  • Candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública,
  • Candidatos que cursaram todo o Ensino Médio como bolsista integral na rede privada.

Além disso, os candidatos precisam comprovar renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa para obterem a isenção.

Vale mencionar que se você se inscreveu gratuitamente ao ENEM no ano anterior, mas faltou aos dois dias de prova e deseja tentar novamente me 2021, solicitando a isenção da taxa de inscrição novamente, deve justificar sua ausência em um período determinado, geralmente em abril, com documentação que comprove suas faltas.

Confirmação da inscrição ENEM 2021

enem 2021 como se inscrever

A inscrição ENEM 2021 pode ser confirmada de duas formas:

  • “Inscrição concluída com sucesso” – esta frase aparece em verde, mas somente para os candidatos isentos da taxa de inscrição,
  • “Inscrição aguardando o pagamento da GRU” – frase que aparece em vermelho, pois indica que o candidato precisa fazer o pagamento do boleto da taxa de inscrição para confirmar sua inscrição.

Respeite a data de inscrição para quitar o pagamento da taxa de inscrição dentro do período e de acordo com a data de validade do boleto.

Na página do participante, você poderá obter o cartão de confirmação de inscrição – ele não é enviado pelos Correios.

Através deste cartão, você confere seu número de inscrição, data, horário e local em que você irá realizar suas provas, além da opção de língua estrangeira que foi escolhida no ato da inscrição e se foi indicado algum atendimento específico ou especializado.

enem 2021 inscrição

Data ENEM 2021

Não há divulgação de datas das provas do ENEM 2021, porém podemos supor que elas irão acontecer, como nos anos anteriores, em dois domingos consecutivos entre final de outubro e início de novembro.

Comente