Início » Vestibular » Inscrição IFPE 2021 – Requisitos, Como fazer, Prova, Documentos

Inscrição IFPE 2021 – Requisitos, Como fazer, Prova, Documentos

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) é um dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, presentes no país inteiro. Em Pernambuco, esta instituição é uma das mais importantes do Nordeste e se destaca por sua qualidade de ensino e amplas pesquisas acadêmicas nas mais variadas áreas de conhecimento.

O IFPE está distribuído em 16 campi em: Abreu e Lima, Afogados, Belo Jardim, Barreiros, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Olinda, Palmares, Pesqueira, Paulista, Vitória e Recife. Além disso, há a opção de Educação a Distância (EAD).

Para fazer parte do IFPE, você deve saber como funciona seu processo seletivo. Veja aqui como fazer a Inscrição IFPE 2021!

Quem tem direito à Inscrição IFPE 2021?

Inscrição IFPE 2021

Basicamente, qualquer estudante tem a oportunidade de concorrer ao processo seletivo empregado pelo IFPE em 2021.

Entretanto, é fundamental entender que o vestibular só ocorre por meio do SISU, por isso ele poderá ser feito apenas se o candidato realizou o ENEM (sem ter zerado a redação).

Lembrando que o IFPE reserva 50% das vagas nos cursos para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública de maneira integral.

Também, são reservadas vagas para estudantes que possuem renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, além de estudantes autodeclarados negros, pardos e indígenas.

Pessoas com deficiências também possuem vagas propriamente reservadas.

Como é feita a prova IFPE 2021?

Inscrição IFPE 2021

Não há datas oficiais disponibilizadas ainda, mas é provável que a prova IFPE 2021 ocorra em meados de dezembro, cuja duração poderá ser de 4 horas.

As provas do IFPE são compostas por 50 questões objetivas que são divididas em disciplinas como Português, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Física, Matemática, Biologia, Química, Geografia e História, assim como deve-se fazer uma redação.

O curso de Música exige a aplicação de prova com habilidades específicas também.

A classificação no vestibular, levando-se em conta o próprio processo do SISU, respeita a uma ordem de critérios para classificação:

  • Alunos que obtiveram a maior nota na redação,
  • Maiores notas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
  • Maiores notas na prova de Matemática e suas Tecnologias,
  • Maiores notas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
  • Maiores notas na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Esses são os critérios que definem a colocação dos alunos nos resultados do vestibular IFPE 2021!

Como fazer Inscrição IFPE 2021?

Inscrição IFPE 2021

Sabendo como funciona o processo seletivo, agora é hora de entender como fazer a Inscrição IFPE 2021:

  1. Acesse o site da Comissão de vestibulares e concursos da IFPE (CVEST),
  2. Na página inicial, você encontra os últimos processos seletivos, onde surgirá a opção de vestibular para 2021. Clique na opção no período apropriado (geralmente ocorre no início e no meio do ano),
    Como fazer Inscrição IFPE 2021?
  3. Leia o edital antes de partir para a inscrição.
  4. Preencha o formulário com suas informações, emita o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição para confirmar sua participação e bons estudos!

Documentos Inscrição IFPE 2021

Documentos Inscrição IFPE 2021

Para fazer a sua Inscrição IFPE 2021 – no caso em primeiro lugar deve-se fazer sua inscrição no ENEM do ano anterior, você precisa apresentar CPF e endereço.

Por cotas, caso seja seu caso de participação no ENEM 2020, é necessário preencher um formulário socioeconômico que possui questões sobre renda e grupo familiar.

Na matrícula, se você for aprovado, compareça à unidade do IFPE com seus documentos pessoais. Documentos comprobatórios sobre sua questão de cota também devem estar consigo, como laudo médico (em situações de deficiência física), comprovante de renda mínima por membro da família e comprovante de ensino médio em escola pública.

Resultado

Os resultados do processo do IFPE através do processo do SISU tendem a acontecer no final de janeiro.

Não se desespere se você não for chamado de primeira: diversas listas são formadas até que as vagas sejam totalmente preenchidas.

Comente