Início » Vestibular » Inscrição ITA 2021 – Como fazer? Requisitos, Cursos e Prova

Inscrição ITA 2021 – Como fazer? Requisitos, Cursos e Prova

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica, conhecido também como ITA, é uma instituição de ensino superior pública associada ao Comando da Aeronáutica, localizada em São José dos Campos, São Paulo.

Esta instituição foi criada em 1950 e atualmente é tida como um grande centro de referência para o ensino de engenharia no país, sendo especializado nas áreas de ciência e tecnologia no Setor Aeroespacial.

Confira como se Inscrever para o ITA 2021 com todas as informações essenciais para o processo.

Como se inscrever ITA 2021?

Inscrição ITA 2021

O ITA é um local de ensino extremamente conceituado no país quando se fala sobre as carreiras de engenheiros.

Para fazer parte do ITA, há apenas uma forma: realizar o vestibular, que é feito todo ano. A instituição não aceita transferência de alunos de outras universidades, por isso é necessário prestar o vestibular para ter sua chance.

A Inscrição no vestibular ITA 2021 é o passo número um.

Para fazer esse processo, você precisa acessar o site oficial do ITA. Lá, você poderá ler o edital e realizar o preenchimento do formulário.

Até a presente data deste texto, a opção para inscrição ITA 2021 não está disponível. Aguarde mais um pouco!

Vale mencionar que a Inscrição ITA 2021 não é gratuita: ao finalizar o preenchimento de seus dados e confirmá-los, você deverá emitir o boleto bancário com a taxa de inscrição. O preço provavelmente estará em torno de R$140,00, se seguir a última edição do vestibular.

Caso você não tenha condições de pagar essa taxa de inscrição, você pode solicitar a isenção. Entretanto, você deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter estudado em escola particular com bolsa integral. Também, será necessário comprovar renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa.

Requisitos

Para ser apto para se inscrever no vestibular ITA 2021, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio.

A idade também é um fator importante – as provas do vestibular só podem ser realizadas por pessoas de até 23 anos (completos até a data de 31 de dezembro de 2020).

Também existem os outros concursos como de Fuzileiro Naval ou demais inscrições do mesmo ramo.

Cursos ITA 2021

Inscrição ITA 2021 como fazer

O ITA é uma instituição que conta com os seguintes cursos de graduação:

  • Engenharia Aeronáutica,
  • Engenharia Eletrônica,
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica,
  • Engenharia Civil-Aeronáutica,
  • Engenharia de Computação,
  • Engenharia Aeroespacial.

Os cursos duram cinco anos, sendo que os dois primeiros anos envolvem as matérias fundamentais comuns e após esse período é que cada aluno pode escolher a especialidade desejada.

Como é a prova do ITA 2021?

Inscrição ITA 2021 cursos

O vestibular ITA 2021 está dividido em duas fases.

A primeira fase abrange uma prova composta por sessenta questões objetivas – 12 questões de cada disciplina (Português, Matemática, Fìsica, Química e Inglês) – enquanto que a segunda fase é uma prova com questões dissertativas de Matemática, Física e Química, além de fazer uma redação.

A prova da primeira fase deve ser feita toda no mesmo dia. Já a segunda fase acontece em dois dias.

O intuito é que o candidato atinja a média mínima de 5 para obter aprovação.

A média no ITA 2021 leva em conta 20$ da nota da primeira fase, 20% da nota da segunda fase de Química, 20% da nota da segunda fase de Matemática, 20% da nota da segunda fase de Física e 20% da nota da redação.

A redação não pode ser zerada, pois você será desclassificado.

A nota de corte pode variar conforme o vestibular. Levando em consideração os últimos do ITA, será necessário tirar entre 6,75 e 7,00 na primeira fase para que as questões dissertativas sejam corrigidas.

Um aluno formado pelo ITA pode optar pela carreira militar ou civil.

Boa sorte!

Comente