Início » Vestibular » Inscrição PIS/PASEP 2021: Requisitos, Como fazer, Datas, Saque

Inscrição PIS/PASEP 2021: Requisitos, Como fazer, Datas, Saque

Para ter acesso aos benefícios oferecidos pelo Governo aos trabalhadores brasileiro, é preciso saber como fazer a inscrição PIS/PASEP 2021.

Anualmente, os inscritos no programa podem realizar o saque de um salário mínimo. O saque é realizado ano a ano, sempre de acordo com a data de nascimento do cidadão inscrito.

Porém, para receber o abono, é necessário que o trabalhador realize a inscrição PIS/PASEP 2021. Para lhe ajudar a entender mais sobre o benefício e como recebe-lo, separamos aqui um guia completo. Confira!

Sobre PIS/PASEP 2021

Inscrição PIS/PASEP 2021

Em primeiro lugar, antes de entender como realizar a inscrição PIS/PASEP 2021, é preciso saber mais sobre ambos os programas.

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício criado pela Lei Complementar n° 7/1970, criada com o objetivo de oferecer um abono salário aos trabalhadores que contribuem para a iniciativa privada.

Além disso, o pagamento do PIS é realizado através da Caixa Econômica Federal, banco responsável pela extensão do Bolsa Família e demais programas do governo.

Por outro lado, o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) foi estabelecido pela Lei Complementar n° 8/1970.

Assim como o PIS, o PASEP tem o objetivo de beneficiar os trabalhadores, porém é voltado para aqueles que contribuem para o setor público.

Quem tem direito ao abono?

Inscrição PIS PASEP 2021

Apesar de ser necessário entender como realizar a inscrição PIS/PASEP 2021, é preciso saber, primeiro, quem tem direito a receber o abono.

Isto é, para ter acesso ao benefício do PIS/PASEP, o trabalhador precisa estar de acordo com algumas requisitos.

Dentre eles, podemos citar:

  • Ter cadastro no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos,
  • Receber remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante,
  • Ter exercido atividade remunerada com carteira assinada para Pessoa Jurídica, durante, pelo menos, 30 dias,
  • Possuir os dados informados pelo empregador – Pessoa Jurídica – de forma correta no RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Valor do benefício

Inscrição PIS PASEP 2021

Outro ponto que traz muitas dúvidas para quem deseja saber como fazer a inscrição PIS/PASEP 2021 é o valor do abono salarial pago pelo Governo Federal.

Em resumo, o valor do benefício é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador durante o ano-base, ou seja, o ano do recebimento do abono. Assim, é preciso ter todas as inscrições 2021 executadas corretamente.

Dessa forma, o valor do benefício é correspondente ao número de meses trabalhados. Cada mês trabalho corresponde a 1/12 do valor do salário mínimo vigente.

Com isso, a cada mês trabalhado, o beneficiário recebe uma parcela a mais do benefício, com valor total possível igual ao do salário mínimo.

Ou seja, cada mês trabalhado, levando em consideração o salário mínimo de 2020 (R$ 1.045,00) equivale a, aproximadamente, R$87,00.

Como fazer Inscrição PIS/PASEP 2021?

Inscrição PIS PASEP 2021

A inscrição PIS/PASEP 2021, em geral, somente pode ser realizada pela empresa possuidora de CNPJ, ou pessoa física equiparada à pessoa jurídica – com cadastro no CEI.

Com isso, a inscrição deve ser feita de acordo com o número de funcionário que a empresa possui.

Caso o número de funcionário seja alta, a inscrição deve ser realizada por meio do Conectividade Social, um sistemas virtual da Caixa Econômica Federal.

Por outro lado, para empresas que contam com poucos funcionários, a inscrição deve ser realizada de forma individual para cada funcionário.

É preciso que o empregador compareça diretamente em uma agência da Caixa, em posse dos documentos do trabalhador.

Além disso, caso prefira, é possível realizar a inscrição pela internet, que demora cerca de 05 dias para ser confirmada.

Como receber o abono do PIS/PASEP 2021?

Inscrição PIS PASEP 2021

Para receber o abono salarial do PIS/PASEP 2021, o beneficiário deve conferir o calendário de pagamento, bem como dos Rendimentos do PIS.

Ou seja, é preciso identificar qual será a data de pagamento do seu abono para realizar o saque do benefício.

A data de concessão de saque é relacionada ao mês de aniversário do trabalhador.

Para saber qual a data de saque do seu abono salario PIS/PASEP, você pode consultar o calendário diretamente no site da Caixa, acessando com seu CPF e senha.

Como sacar?

É possível realizar o saque do abono salarial após a inscrição PIS/PASEP 2021 de duas formas:

  • Primeiramente, o beneficiário pode saque o benefício em um dos postos eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas, em posse do Cartão Cidadão,
  • Por outro lado, quem não possui o cartão deve procurar uma das agências Caixa em posse de um documento oficial com foto.

Caso ainda não possua o Cartão Cidadão, aproveita para solicitar o seu ao comparecer em uma das agências Caixa.

Comente