Início » Vestibular » Inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021: Veja Aqui Como Funciona

Inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021: Veja Aqui Como Funciona

A inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021 pode ser realizada por todos os estudantes interessados em ingressar em um curso superior de qualidade.

A Instituição nasceu no ano de 1973 e desde então, tem disseminado conhecimento e a formação de excelentes profissionais na região.

A UECE oferece inúmeros cursos, inclusive os mais procurados como: Medicina, Odontologia, Enfermagem, Direito, Nutrição, Administração, Psicologia, Medicina Veterinária e outros.

Como fazer a inscrição UECE – Universidade Estadual do Ceará 2021?

A abertura de vagas é sempre divulgada no Portal da Universidade com bastante antecedência, dessa forma, os interessados podem ler todo o edital e manual do candidato antes de realizar a sua inscrição.

Confira como se inscrever para o vestibular com as dicas abaixo!

  1. Acesse o site http://www.uece.br/cev/;
  2. No menu do lado esquerdo do site, clique em “vestibular 2021”;
  3. Inúmeras informações irão aparecer, inclusive o manual do candidato. Se ainda não leu, faça isso;
    Inscrição online da Universidade Estadual do Ceará
  4. Depois, clique em “Inscrições online”, leia todas as informações e escolha a tecla “continuar”;
    Inscrição online da Universidade Estadual do Ceará
  5. Nessa página, serão dadas instruções para preencher o requerimento de inscrição para o vestibular, leia e clique em “continuar”;
    Inscrição online da Universidade Estadual do Ceará
  6. Assinale “De acordo” no termo de ciência;
    Inscrição online da Universidade Estadual do Ceará
  7. Preencha o formulário de inscrição, imprima o boleto da taxa  e não esqueça de guardar o comprovante de inscrição para posteridade, caso haja necessidade.

A taxa de inscrição UECE é de R$140,00

Os candidatos que não podem arcar com esse custo, podem pedir isenção. Todas as informações sobre isso estão no edital.

Depois de analisar cada perfil, a Universidade divulga a lista de contemplados e envia um código de isenção para que os mesmos realizam a inscrição para o vestibular. Esse é um processo comum em outras universidades, como a UNIP, Unopar e demais possibilidades.

Quando começam as inscrições para o vestibular da UECE?

O período de inscrições começa em Março. Os candidatos geralmente tem 10 dias para preencherem o requerimento.

As provas de habilidades específicas começam a ser realizadas em Abril e vão até Maio. Está tudo exemplificado no manual do candidato.

As datas e locais das provas são indicados no cartão do candidato. O vestibular da UECE é realizado em duas fases, uma delas é em Maio, e a segunda, em Junho.

A 1ª fase do vestibular inclui prova de conhecimentos gerais e de múltipla escolha. São 85 questões distribuídas entre disciplinas como: Geografia, história, filosofia, matemática, ciências da natureza, física, química, linguagens e códigos, biologia e física.

A 2ª fase é realizada em dois dias, ela é constituída por 4 provas incluindo língua portuguesa, redação e conhecimentos específicos.

Formas de ingresso

Fachada da UECE

A inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021 pode ser feita pelos seguintes candidatos:

Cotistas

São reservadas 50% das vagas para estudantes que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas (municipais ou estaduais) no estado do Ceará.

O interessado deve apresentar o seu histórico escolar e comprovar que a família tem uma renda igual ou menor de 1,5 salário per capita.

Os cotistas podem se enquadrar nos seguintes segmentos: A – Autodeclarados pretos, B –  autodeclarados pardos, C – autodeclarados indígenas, D – Cota social (destinado para quem não se enquadra nas posições anteriores, mas fez o ensino médio em escola pública no estado).

Ampla disputa

Os candidatos não cotistas concorrem as outros 50% das vagas. Incluindo:

Pessoas com deficiência

Aquelas que não são optantes de cotas, mas concluíram o ensino médio em escolas públicas ou privadas de qualquer local do Brasil

Pessoas não optantes por cotas ou vagas reservadas ao PcD que tenham estudado em escolas públicas ou privadas em todo o território brasileiro.

Regras gerais para o sistema de cotas

Os candidatos que pretendem entrar na UECE pelo sistema de cotas devem assinalar essa opção do requerimento de inscrição para o vestibular.

É fundamental que todas as informações fornecidas sejam devidamente comprovadas, afim de garantir idoneidade no processo.

A lista de documentos que devem ser apresentadas pelos cotistas constam no edital e manual do candidato, entre eles estão:

  • Ficha de autodeclaração;
  • CPF;
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Carteira de trabalho de todos os membros da família, caso não tiver, pode ser o contrato de trabalho. Pede-se para anexar o contracheque para comprovar o salário atualizado.

Mais dúvidas sobre a inscrição UECE (Universidade Estadual do Ceará) 2021, o candidatos podem entrar em contato com a Instituição. Clique aqui para ver a lista de telefones úteis!

Comente