Início » Vestibular » Inscrição UEL (Universidade Estadual de Londrina) 2021: Veja Aqui!

Inscrição UEL (Universidade Estadual de Londrina) 2021: Veja Aqui!

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é uma das instituições mais renomadas e procuradas por diversos alunos espalhados pelo Brasil. E, saber tudo sobre a inscrição UEL 2021 faz toda a diferença durante o preparado do vestibulando.

Devido a pandemia do coronavírus em 2020, o vestibular UEL 2021 sofreu algumas alterações. As adaptações para o processo seletivo ainda estão sendo realizadas e, não há confirmações sobre como e quando acontecerá.

Veja aqui informações importantes sobre a inscrição UEL 2021:

Como fazer inscrição UEL 2021

Existem algumas formas de tentar uma vaga na UEL. No total, são mais de 3.100 vagas em mais de 50 opções de cursos.

Uma delas é através do SISU (Sistema de Seleção Unificada). Esse sistema utiliza a nota do Enem e a inscrição deve ser feita de acordo com as informações do Sisu 2021, já que é um sistema do MEC (Ministério da Educação).

Outra maneira de ingressar na Universidade Estadual de Londrina é através do próprio vestibular.

Tanto a inscrição como a organização do processo seletivo UEL é realizado pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). Veja aqui como se inscrever:

  • Acesse o site da COPS – http://www.cops.uel.br/v2/;
  • Procure por “Vestibular 2021” e clique em “Inscrição”;
    Como fazer inscrição UEL online
  • Preencha todas as informações solicitadas;
  • Emita a guia da taxa de pagamento.

A sua inscrição para o vestibular UEL só será confirmada após o pagamento da taxa. Nesse mesmo site e no menu “Vestibular 2021”, você poderá acompanhar a lista de obras literárias solicitadas no exame, o edital completo e outras novidades referentes ao processo seletivo.

Requisitos para o vestibular UEL

O requisito básico para realizar a inscrição do vestibular UEL 2021 é ter o ensino médio completo ou terminá-lo em 2020. Além disso, para quem irá realizar a inscrição via Sisu, também deverá ter feito o Enem 2020, já que a seleção acontece através da nota do último exame.

Tudo o que você precisa sobre a UEL

Fachada da UEL

O vestibular UEL 2021 terá algumas mudanças em relação ao ano anterior, devido a pandemia. Em 2020, foram mais de 20 mil candidatos realizando as provas, que aconteceram em Londrina, Curitiba e Cascavel.

Em 2021 o vestibular UEL acontecerá somente em Londrina. Ainda não há divulgação do cronograma, mas estima-se que o período de inscrições seja no mês de setembro.

O processo seletivo possui duas fases. Geralmente a 1ª fase acontece em meados de outubro, já a 2ª fase é feita em 3 dias consecutivos, no início de dezembro. Porém, em 2021 ainda não há informações sobre como e quando será o exame. De acordo com algumas especulações, pode acontecer em apenas uma fase através de agendamento no mês de janeiro de 2021.

Ainda é necessário aguardar as informações oficiais divulgadas pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). Para a escolha da metodologia e das datas do vestibular, será preciso aguardar outras informações como a data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e das Eleições Municipais.

Como é o vestibular UEL

A UEL está entre as melhores instituições de ensino superior. Por esse motivo é uma das mais concorridas e milhares de estudantes de todo Brasil tentam uma vaguinha nessa universidade.

Inclusive, a UEL já marcou presença em vários rankings das melhores instituições do brasileiras.

Conseguir uma vaga na UEL não é para fracos. Além da grande concorrência, os candidatos devem estar muito bem preparados. Há duas modalidades de concorrência: a ampla e no sistema de cotas.

Já a prova, em 2021 sofrerá adaptações. Mas, tradicionalmente é dividida em:

  • 1ª Fase – Objetiva: 60 questões objetivas de múltipla escolha nas disciplinas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia;
  • 2ª Fase – Línguas e redação: 20 questões objetivas de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa, Estrangeira e Literaturas, mais uma redação;
  • 2ª Fase – Prova Discursiva: 12 questões discursivas das mesmas disciplinas que na 1ª fase. Contudo, o conteúdo varia de acordo com o curso.
  • 2ª Fase – Habilidades Específicas: Alguns cursos exigem prova de habilidades específicas como Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

A lista de obras literárias para UEL 2021 e 2022 já foi divulgada. Veja:

  • Agualusa, Jose Eduardo. O vendedor de passados. São Paulo: Tusquets, 2018;
  • Andrade, Mário de. Contos novos. Nova Fronteira, 2015;
  • Azevedo, Aluísio. Casa de pensão. São Paulo: Martin Claret, 2013;
  • Barreto, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Martin Claret, 2011;
  • Branco, Camilo Castelo. Amor de perdição. São Paulo: Melhoramentos, 2013;
  • Collin, Luci. A palavra algo. São Paulo: Iluminuras, 2016;
  • Guarnieri, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017;
  • Jesus, Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática, 2019;
  • Matos, Gregório de. Poemas escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2011;
  • Scliar, Moacyr. Histórias que os jornais não contam. Porto Alegre: LPM editores, 2017.

Comente