Início » Vestibular » Inscrição UERJ 2021 – Como fazer? Requisitos, Prazos, Documentos

Inscrição UERJ 2021 – Como fazer? Requisitos, Prazos, Documentos

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) é uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Fundada em 1950, hoje são mais de 43 mil alunos que buscam por seus cursos de graduação, pós-graduação, de extensão, produção científica e outros.

Se você quer fazer parte da instituição, é fundamental que você entenda como funciona o processo de Inscrição UERJ 2021, como fazê-lo corretamente e as informações que podem lhe orientar ainda mais!

Como funciona Inscrição UERJ 2021?

Inscrição UERJ 2021

A Inscrição UERJ 2021 que falamos se trata justamente do vestibular, afinal esta é a forma mais tradicional para ter a possibilidade de estudar nesta qualificada instituição.

O vestibular da UERJ é administrado pelo Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) e conta com três fases – duas são exames de qualificação e uma é um exame discursivo (classificatório e eliminatório).

Conforme a própria instituição, o vestibular UERJ 2021 preza por uma aplicação de conteúdo básico, sendo um processo democrático e que possa garantir que qualquer candidato responda, mesmo com alguma condição social inferior ou o tipo de escola que frequentou.

Qualquer candidato pode fazer a Inscrição UERJ 2021, desde que tenha concluído ou está concluindo o último ano do Ensino Médio. Assim como é possível com a PUC-RIO da mesma localidade, ou demais cidades de fora, como a USP.

Quando é realizado o vestibular UERJ 2021?

Inscrição UERJ 2021 prova

As inscrições, feitas exclusivamente pela internet, acontecem de maio a abril e de julho a agosto, já que o vestibular em si ocorre duas vezes por ano.

O candidato deve realizar apenas um dos exames, sendo que nesta hora ainda não é momento para escolher o curso desejado.

O exame discursivo possui um período de inscrição que vai de setembro a outubro.

Datas oficiais serão divulgadas pela instituição.

Como fazer Inscrição UERJ 2021?

A inscrição UERJ 2021 deve ser feito no período determinado pela instituição – ainda não há informações sobre o calendário, mas fique de olho aqui para novidades ou no próprio site da UERJ.

Lembre-se que a inscrição UERJ 2021 indica que você prestará o exame de qualificação, devendo ser aprovado (a) nele para dar continuidade a todo processo seletivo.

Para fazer a sua inscrição UERJ 2021, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site oficial da UERJ,
  2. No menu, clique em “Vestibular”, que está situado abaixo das principais notícias atuais da universidade.Inscrição UERJ 2021 como fazer
  3. Na nova tela, leia as informações sobre o vestibular. Ao lado direito, clique em “Site do Vestibular UERJ”.Inscrição UERJ 2021 como fazer 1
  4. Depois, em “Vestibulares” você encontrará a opção “Vestibular 2021”. Seguindo com o mouse, vá em “Exame de Qualificação”, depois “1° Exame” e “Inscrição”.Inscrição UERJ 2021 como fazer

Depois, é só você fazer o cadastro ou login no portal do vestibular UERJ, preencher o formulário e um questionário com informações socioculturais.

Emita o boleto bancário para quitar a taxa de inscrição, cujo valor ainda não foi informado.

O requerimento de inscrição também deve ser impresso, ok?

Documentos necessários

Inscrição UERJ 2021 documentos

No dia dos exames, é fundamental ter em mãos alguns documentos, mas é bem simples:

  • Documento de identificação (de preferência o RG),
  • Recibo do requerimento de inscrição.

O candidato passa por uma espécie de prova de múltipla escolha, onde ele precisa mostrar seus conhecimentos em várias áreas, como Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens.

Logo após, se for aprovado nesta fase, o candidato realiza o exame discursivo. Nesse momento, o candidato escolhe o curso que deseja e pode optar pelo sistema de cotas, se estiver nos critérios.

O resultado do candidato vem da soma do resultado do exame discursivo e também da pontuação do exame de qualificação.

Cursos UERJ

Inscrição UERJ 2021 calendário

A UERJ conta com 90 curso de graduação, além de 63 cursos de mestrado e 46 cursos de doutorado.

Entre estas opções, podemos destacar como cursos que têm bastante popularidade:

  • Administração,
  • Direito,
  • Medicina,
  • Engenharia Civil,
  • Relações Internacionais,
  • Design,
  • Ciências da Computação,
  • Pedagogia,
  • Matemática,
  • Física,
  • Educação Física,
  • Ciências Biológicas,
  • Engenharia de Produção,
  • Engenharia Mecânica.

A lista completa dos cursos da UERJ pode ser conferida no site oficial da instituição.

Além disso, no edital do vestibular você verifica os cursos disponíveis para 2021 e suas respectivas quantidades de vagas.

Comente