Início » Vestibular » Inscrição UFRGS 2021: Como fazer, Requisitos, Modalidades, Datas

Inscrição UFRGS 2021: Como fazer, Requisitos, Modalidades, Datas

Para fazer parte de uma das maiores instituições de ensino do Brasil, é necessário saber como realizar sua inscrição UFRGS 2021.

O processo é essencial para que o candidato possa fazer o vestibular e ter a chance de ingressar em dos cursos de graduação ofertados pela instituição.

Sendo assim, se você está pensando em ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem dúvidas sobre o processo seletivo e vestibular da instituição, estamos aqui para lhe auxiliar.

Confira nosso guia completo sobre a inscrição UFRGS 2021!

Como fazer Inscrição UFRGS 2021?

Como fazer Inscrição UFRGS 2021?

 

Em resumo, a inscrição UFRGS 2021 deve ser feita pela internet, no site oficial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Contudo, para poder realizar o processo de inscrição, é necessário saber que o formulário para ingresso na instituição só fica ativo por um determinado período.

O prazo para inscrição, em geral, costuma ocorrer entre os meses de agosto e setembro.

Dessa forma, é necessário que o candidato preencha o formulário, dentro do prazo estabelecido, e realize o pagamento da taxa de inscrição. Alguns candidatos, porém, possuem isenção de taxa, mas o benefício deve ser solicitado por volta do final de julho.

Para ter o direito de isenção da taxa de inscrição, os candidatos devem atender alguns requisitos, como:

  • Concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada,
  • Possuem renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Requisitos

Inscrição UFRGS 2021

Outro aspecto ligado à inscrição UFRGS 2021, é necessário que o candidato atenda também alguns requisitos básicos.

Isto é, para ingressar na UFRGS não é utilizada a nota do exame do ENEM. A decisão de não utilizar a pontuação do ENEM foi adotada desde 2019.

Porém, parte das vagas ainda são reservadas para situações específicas, como:

  • 30% das vagas são para o SISU (Sistema de Seleção Unificada) – sistema que usa as notas do ENEM,
  • Porcentagem das vagas são reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, além de vagas para portadores de deficiência.

Para saber se você atende aos requisitos, além de entender quais são as demais exigências da instituição para a inscrição UFRGS 2021 é preciso conferir o edital de cada edição.

Modalidades Vestibular UFRGS

Inscrição UFRGS 2021

Outro ponto importante sobre a inscrição UFRGS 2021 são as modalidades do vestibular, separadas de acordo com a renda familiar do candidato.

No momento da inscrição, é necessário que o candidato declare a condição em que se encontra, a qual pode ser:

  • Primeira Modalidade: L1 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo,
  • Segunda Modalidade: L2 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo, sendo ainda autodeclarado preto, pardo ou indígena,
  • Terceira Modalidade: L3 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, sem importar a renda familiar,
  • Quarta Modalidade: L4 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, sem importar sua renda familiar, sendo ainda autodeclarado preto, pardo ou indígena,
  • Quinta Modalidade: L9 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, que possui renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo, e que seja pessoa com deficiência,
  • Sexta Modalidade: L10 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 do salário mínimo, sendo autodeclarado preto, pardo ou indígena e que seja ainda pessoa com deficiência,
  • Sétima Modalidade: L13 – estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, e que seja ainda pessoa portadora de deficiência.

Ainda existe a Modalidade L14, que se relaciona com estudantes do Sistema Público de Ensino Médio, independentemente da renda familiar, sendo pessoa autodeclarado preto, pardo ou indígena, e que seja ainda pessoa portadora de deficiência.

Documentos

Além disso, com a declaração deu que pertence a alguma das modalidades acima indicadas, é necessário que o candidato possa comprovar as informações indicadas no processo de inscrição.

Da mesma forma, caso consiga uma das vagas disponibilizadas, é necessário comparecer a instituição com alguns documentos em mãos.

Dentre os principais documentos que precisará, seja para a inscrição ou confirmação da vaga, estão:

  • CPF e RG,
  • Comprovante de residência atualizado,
  • Histórico escolar do ensino médio e Certificado de Conclusão,
  • Comprovação de renda familiar,
  • Autodeclaração étnico racial,
  • Laudo médico para comprovação de possíveis deficiência.

Datas e Locais Vestibular UFRGS 2021

Inscrição UFRGS 2021

Por fim, é importante saber que, além de serem feitas pela internet, as inscrições começam em um período específico.

Em geral, os prazos para inscrição vão de agosto a setembro do ano anterior, ou seja 2020.

Além disso, para realizar as provas e concorrer a uma das vagas, é preciso saber o local em que elas serão realizadas. A confirmação do local é encaminha ao candidato, e podem ser consultadas pelo portal do candidato.

As provas são realizadas entre o final de novembro e início de dezembro. Fique atento!

Comente