Início » Vestibular » Inscrição UFSC 2021 – Como fazer? Como é a prova? Veja requisitos

Inscrição UFSC 2021 – Como fazer? Como é a prova? Veja requisitos

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é extremamente concorrido e popular, afinal a instituição pública e gratuita de ensino superior oferece ensino de qualidade e oportunidades para um futuro profissional.

Informações sobre o processo de Inscrição UFSC 2021 podem ser conferidas aqui conosco, afinal é fundamental que você entenda quando, onde e como se deve fazer sua inscrição e tentar fazer parte da instituição.

Tire suas dúvidas hoje!

Sobre a UFSC

Inscrição UFSC 2021

A UFSC é uma digna instituição de ensino superior, que está localizada, com sua sede, em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina.

Atualmente, possui 5 campi situados nas cidades de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

A UFSC foi fundada em 18 de dezembro de 1960 com objetivos que permanecem muito atuais e relevantes: promover o ensino, a pesquisa e a extensão para todos.

Milhares de estudantes já passaram pela UFSC e já conseguiram concluir um curso superior nesta universidade, aproveitando da infraestrutura, da tecnologia presente em sala de aula e, acima de tudo, do interesse no ensinar e no aprender.

Para ser um dos novos alunos da UFSC, você sabia que a universidade oferece várias formas de ingresso para seus cursos de graduação e pós-graduação? Além do vestibular tradicional, o aluno pode optar pelo SISU, por concursos e processos seletivos, por transferências e retornos, assim como ações afirmativas.

Vestibular UFSC 2021

Inscrição UFSC 2021

O principal meio de ingresso às universidades brasileiras acontece pelo vestibular tradicional. E isso não é diferente para a Universidade Federal de Santa Catarina.

O vestibular UFSC 2021 é aplicado pela própria instituição e através do SISU, que faz uso da nota obtida pelo estudante no ENEM como um requisito.

Ou seja, dentro do vestibular tradicional UFSC 2021, os estudantes podem concorrer às vagas da universidade pelo SISU, pois são 30% dessas vagas destinadas a esse sistema.

No entanto, a participação tem como requisito a participação no ENEM do ano anterior, porém com nota igual ou superior a 450 pontos na prova objetiva e que não se tenha zerado a redação.

Acredita-se que a UFSC liberará cerca de 4.500 vagas para 2021 em seus mais de 100 cursos superiores, mas a lista completa com a quantidade de vagas e dos cursos que estarão disponíveis no vestibular poderá ser visualizada no edital, quando for lançado no site oficial da instituição.

Como fazer Inscrição UFSC 2021?

Inscrição UFSC 2021

Se você já se decidiu em participar do processo seletivo da UFSC 2021, é hora de entender a necessidade de se fazer a inscrição.

Embora o processo não esteja aberto no momento, pois a tendência é que ele seja liberado entre setembro e outubro, você já pode acessar o site da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC para conferir como é sua interface.

O período de Inscrição UFSC 2021 geralmente dura 30 dias.

Não esqueça de selecionar a inscrição adequada para você, pois ela pode ser diferenciada para quem se autodeclara negro ou indígena, bem como aqueles que necessitam de vestibular em Libras ou relacionado à Educação do Campo.

A prova do vestibular UFSC 2021 provavelmente acontecerá em dezembro. Fique de olho nas notícias no site oficial da universidade caso ocorram alterações no calendário.

Requisitos e prova UFSC 2021

Inscrição UFSC 2021

Para participar da Inscrição UFSC 2021 e de seu vestibular, você deve ter concluído o Ensino Médio.

Outras regras ou critérios podem ser conferidos no edital, ok? Procure lê-lo antes de fazer sua inscrição.

Para pessoas que fazem parte de uma família com renda igual ou menor a um salário mínimo e meio, a recomendação é o ingresso pelo SISU.

Ficou curioso sobre a prova UFSC 2021? Ela é dividida em 3 dias, onde cada um envolve uma parte distinta do vestibular. Para 2021, possivelmente a prova se separará desta maneira:

1º dia de prova

A prova conta com 41 questões de múltipla escolha, com as seguintes matérias:

  • Língua Portuguesa e Libras ou Literatura Brasileira,
  • Alemão, Inglês, Espanhol, Italiano ou Francês,
  • Matemática,
  • Biologia.

2º dia de prova

No segundo dia de prova UFSC 2021, há 20 questões de múltipla escolha, bem como questões interdisciplinares e de outros conteúdos:

  • Geografia,
  • História,
  • Filosofia,
  • Sociologia,
  • Física,
  • Química,
  • Questões interdisciplinares.

3º dia de prova

No último dia de prova, deve-se realizar uma redação que conta com quatro questões discursivas.

Para tirar todas as dúvidas sobre a prova, bem como o processo de Inscrição UFSC 2021, acesse o site oficial da universidade, se informe sobre o vestibular e leia o edital.

Comente