Início » Vestibular » Inscrição Unicamp 2021: Como fazer, Sobre a prova e Dicas

Inscrição Unicamp 2021: Como fazer, Sobre a prova e Dicas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é um instituição pública de ensino superior do estado de São Paulo. Ela é considerada uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina.

Fundada em 1962, a Unicamp foi projetada para atuar como um sistema integrado de centros de pesquisa.

Se você pretende participar do vestibular da Unicamp em 2021, confira todas as dicas e orientações para garantir uma vaga em uma das melhores universidades do país.

Sobre a Unicamp

Inscrição Unicamp 2021

Praticamente todo o financiamento do Unicamp é vindo do Governo do Estado de São Paulo.

Assim como as demais universidades públicas, a Universidade Estadual de Campinas também não cobra mensalidades ou taxas para cursos de graduação ou pós-graduação.

Cerca de 15% da produção científica brasileira é de responsabilidade da Unicamp. Além disso, é a universidade que mais produz patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, e fica atrás apenas da Petrobrás.

Este fator coloca a universidade nos principais rankings nacionais e internacionais, que a classificam como uma das melhores instituições acadêmicas do mundo.

Em 2015, a Unicamp foi considerada a instituição acadêmica brasileira com o maior número de cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC).

Dois anos depois, em julho de 2017, a Unicamp ultrapassou a USP e se tornou a melhor universidade da América Latina, segundo a revista britânica Times Higher Education.

Esses e outros motivos fazem com que milhares de jovens de todo o Brasil – e até de fora do país – se esforcem para garantir uma vaga na Unicamp. Para isso, é necessário muito estudo e esforço, pois o vestibular da universidade é complexo e bem elaborado.

Como fazer Inscrição Unicamp 2021?

Inscrição Unicamp 2021

Para se inscrever no processo seletivo da Unicamp, o candidato deve ter concluído ou estar concluindo o ensino médio.

Também deve preencher (dentro da data estipulada) o formulário disponível na página da comissão organizadora do vestibular.

O formulário vai solicitar o CPF do candidato inscrito e outros dados pessoais. Ao terminar o procedimento, o estudante deve pagar o boleto da taxa de inscrição do vestibular Unicamp no valor de R$170,00 (o valor pode sofrer alterações).

O documento pode ser pago pela internet, ou ser impresso e quitado em qualquer agência bancária. Somente com o pagamento é possível confirmar a inscrição, não somente da Unicamp, mas também de outras instituições como a Agehab ou a UEMA.

Candidatos de baixa renda são isentos da taxa de inscrição, mas mesmo assim devem portar seu comprovante de inscrição no dia do vestibular.

Já o vestibulando que precisa pagar a taxa precisa consultar sua situação no site da comissão organizadora. A confirmação garante que o pagamento da taxa foi identificado pela Comvest.

O comprovante deve aparecer na página do candidato até 3 dias depois do pagamento.

Provas do vestibular Unicamp 2021

Inscrição Unicamp 2021

 

A prova do vestibular Unicamp é dividida em duas fases.

Na primeira, o exame é composta por 90 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas. Separadamente, esta etapa conta com 13 questões de língua portuguesa e literatura, 13 de matemática, 9 de história, 9 de geografia, 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês e 12 perguntas interdisciplinares.

Conteúdos de filosofia estão junto com os de história e geografia.

Já na segunda fase, as provas são aplicadas em três dias consecutivos, todas elas com quatro horas de duração.

Além da redação, existem questões dissertativas, com seis perguntas, que geralmente apresentam uma proposta em forma de texto e dois itens de resposta.

São exercícios que exigem capacidade analítica, comparativa e interpretativa.

Dicas gerais para a prova da Unicamp

Inscrição Unicamp 2021

Algumas dicas e orientações são fundamentais para que você se saia bem no processo Unicamp 2021:

  • Estudar diária e intensamente,
  • Resolver questões de vestibulares anteriores da Unicamp,
  • Treinar técnicas de redação pelo menos duas vezes por semana,
  • Fazer primeiros as questões mais fáceis e de resolução mais rápida,
  • Ler com o máximo de atenção os textos, enunciados e alternativas,
  • Grifar partes do texto que mencionam o solicitado na questão,
  • Cuidado e atenção com mapas, gráficos, tabelas e outros tipos de imagens,
  • Revisar todas as questões no fim da prova,
  • Atenção e cuidado na hora de passar as respostas para o gabarito.

Boa sorte com a Inscrição Unicamp 2021! Estude bastante e procure relaxar no momento da prova para ter uma ótima classificação!

Comente