Início » Vestibular » Inscrição vestibular PUC Rio: Como Funciona? Veja Aqui!

Inscrição vestibular PUC Rio: Como Funciona? Veja Aqui!

A inscrição vestibular PUC Rio deve ser feita pela internet. A Instituição de ensino superior privada é uma das mais renomadas do Brasil e por conta disso, recebe muitos cadastros de estudantes interessados em entrar em um dos seus cursos.

A PUC está presente em diversos estados do Brasil, ela atua com seu diferencial pela qualidade do ensino formando profissionais com o conhecimento necessário para enfrentar as necessidades do mercado.

Como fazer a inscrição vestibular PUC RIO?

Com sede no bairro da Gávea, a PUC Rio recebe inscrições para o vestibular através do seguinte procedimento. Confira!

  1. Acesse o site https://www.puc-rio.br/vestibular/
  2. No menu, clique em vestibular 2021;
    Como fazer a inscrição vestibular PUC RIO online
  3. Na página, aparecerão todas as informações sobre o processo seletivo, inclusive o manual do candidato que é de importante leitura. Além disso, é possível se inscrever para o vestibular;
    Como fazer a inscrição vestibular PUC RIO online
  4. Preencha o formulário e pague a taxa de inscrição no valor de R$180,00 através de boleto bancário;

Os candidatos que não tiverem computador em casa, podem se dirigir na coordenação da PUC na Rua Marques de São Vicente, 225 na Gávea que eles vão disponibilizar o computador para que o interessado preencha o requerimento de inscrição.

Depois de realizar o preenchimento do requerimento de inscrição vestibular PUC Rio, o candidato precisa imprimir a página, pois caso seja necessário alguma comprovação futura, ele terá o documento.

É essencial que o interessado em estudar na PUC Rio leia o edital e manual do candidato para conhecer as normas da Instituição e não ter nenhuma surpresa nas fases do processo.

Formas de ingresso

A PUC Rio promove vestibular no primeiro e no segundo semestre para os cursos de graduação relacionados no seu edital. O ingresso dos estudantes pode ser dado por 3 formas:

  1. Vestibular;
  2. Aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem;
  3. Aproveitamento do resultado obtido em um exame internacional como o Abitur ou o IB Diploma.

Caso as vagas reservadas para o vestibular e o Enem não forem completamente preenchidas após a convocação para a matrícula, elas poderão serem repassadas para os candidatos que escolherem o aproveitamento do resultado obtido em um dos exames internacionais citados acima.

No edital, a PUC Rio sempre divulga a tabela de vagas para cada uma dessas formas de ingresso, por isso, é fundamental que a leitura seja feita para não restar nenhuma dúvida.

Quando abre a inscrição para o vestibular da PUC Rio?

Fachada da PUCRIO

As inscrições para o vestibular de inverno acontecem entre o mês de Maio a Junho. Enquanto que o vestibular de verão, começa em Agosto e vai até Setembro.

As datas exatas podem ser vistas no edital do concurso, vale lembrar que os interessados tem aproximadamente 30 dias para enviar o seu requerimento de inscrição em ambos os processos seletivos.

No requerimento, o candidato vai cadastrar uma senha, onde poderá fazer o acompanhamento de todas as fases do processo de inscrição até a efetivação da matrícula, caso conseguir se classificar.

Os candidatos que obtiveram boas notas serão convocados para levar os documentos para realizar a matrícula.

Regras para o sistema de bolsas

A PUC Rio possui bolsas de estudos para candidatos que não possuem condições de arcar com as mensalidades, conheça quais são elas:

  • Bolsa de desempenho acadêmico.

As bolsas são distribuídas de acordo com o grupo de opção do aluno. São divididas do Grupo 1 ao 5 onde as bolsas variam de 50 a 100%.

  • Bolsa Pró Licenciatura.

Todos os anos são destinadas aos alunos de Biologia, Filosofia, Geografia, Letras, História e Ciências Sociais.

Elas são distribuídas todos os anos para as primeiras classificações no processo seletivo via vestibular ou  usando as notas do Enem.

  • Bolsas Prouni.

O sistema de bolsas criado pelo Governo Federal, Prouni, é concedido mediante alguns critérios descritos nessa página da PUC Rio (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/prouni/index.html).

  • Bolsas Fraternas.

O objetivo é atender famílias que possuem mais de um dependente cursando a graduação na PUC Rio concedendo uma bolsa de 20% de desconto nas mensalidades.

  • Bolsas Comunitárias.

Esse projeto visa conceder bolsas de acordo com os critérios socioeconômicos.

Mais informações, avaliar nesse link http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/bolsas_solicitacao.html

Os detalhes de todas as bolsas descritas acima estão no Portal da Instituição, antes de fazer a inscrição vestibular PUC Rio, se tiver interesse clique aqui ler!

Comente