Início » Vestibular » Inscrição vestibular PUCRS: Como funciona? Veja aqui!

Inscrição vestibular PUCRS: Como funciona? Veja aqui!

A inscrição vestibular PUCRS pode ser feita para o vestibular de inverno e o vestibular de verão. Além disso, a Universidade detém outros meios de ingresso visando atender o maior número de interessados possível.

A PUC é uma das mais tradicionais Universidades privadas do Brasil, sua qualidade de ensino é muito comparada as Universidades Estaduais e Federais.

Por conta disso, se tornou a preferência entre inúmeros estudantes.

Como fazer a inscrição vestibular PUCRS?

Pessoas que já fizeram o vestibular na PUCRS não precisam fazer novamente, caso tenham interesse em ingressar em um curso de graduação. Afinal, a Instituição já possui o seu histórico da prova já realizada.

Agora, se você quer estudar na PUC e ainda não realizou o vestibular, é fundamental realizar a sua inscrição. Saiba como!

  1. Acesse o site http://www.pucrs.br/estudenapucrs/
  2. Vai aparecer uma tela anunciando o próximo vestibular e também, as diversas formas de ingresso que são: Vestibular, Transferência, Ingresso Diplomado, Reingresso, Reopção;
    Como fazer a inscrição vestibular PUCRS online
  3. Caso, a sua escolha seja o vestibular, clique em cima dessa opção;
    Como fazer a inscrição vestibular PUCRS online
  4. Nesse momento, você terá a opção de se inscrever para o vestibular de inverno ou verão, fazer a prova online ou entrar usando a nota da prova do Enem;
    Como fazer a inscrição vestibular PUCRS online
  5. Selecione a opção desejada e realize a sua inscrição;
  6. Aproveite e abra o edital e o manual do candidato que está disponível na página, dessa forma, você tira todas as dúvidas.

Depois de realizar o cadastro, emita o boleto da taxa de inscrição é de R$20,00 para candidatos que entram com a nota do Enem e R$30,00 para quem faz o vestibular agendado ou tradicional.

Quais as formas de ingresso na PUCRS?

Todos os anos a PUCRS divulga o calendário de datas para o vestibular de inverno e verão. Mas, além dessas duas opções, a Instituição trabalha com outras, que são:

  • Seleção por prova agendada.

Nessa opção, o candidato pode realizar a prova agendada que na verdade se trata de uma redação. Com isso, os instrutores da PUC conseguem analisar se o estudante sabe escrever algum texto com clareza, coesão, coerência e consistência de acordo com o tema.

A nota da redação pode ir de zero a dez, deve conter cerca de 30 linhas.

  • Seleção pela Nota do Enem.

Outra forma de ingresso é a possibilidade de usar nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Podem participar os candidatos que obtiveram resultado igual ou superior a 400 pontos das questões objetivas e não ter zerado na redação.

A distribuição das vagas segue da seguinte forma: 95% para candidatos que prestam o vestibular tradicional ou agendado e 5% para quem vai usar a nota do Enem.

Outros meios de ingresso na PUCRS é através de transferências, onde a Instituição aceita alunos que estão cursando o ensino superior em outras Instituições privadas. Nesse caso, é concedido um desconto na mensalidade do primeiro semestre de 20%.

Candidatos que queiram fazer uma segunda graduação, também tem condições especiais no pagamento das mensalidades. Diplomados na PUCRS ganham 25% de desconto, em outras Universidades, 20%.

A PUCRS também oferece bolsas para estudantes que não podem pagar a mensalidade.

Regras gerais para concessão de bolsas

Fachada da PUCRS

A inscrição vestibular PUCRS pode ser feita através de bolsas ou financiamentos. A Instituição oferece as seguintes condições:

  • Crédito Educativo Exclusivo da PUC.

Essa modalidade permite que o aluno pague somente 50% no decorrer do curso e os outros 50% depois de se formar.

O crédito é regido pelo Banco Banrisul.

Esse é um Programa do Governo Federal, cujo o objetivo é fornecer bolsas de estudos parciais e integrais de até 100% de desconto.

É destinado a estudantes da rede pública de ensino ou da rede particular que são bolsistas.

A renda per capita da família deve ser de um salário mínimo e meio (bolsas integrais) e três salários mínimos (bolsas parciais).

Os alunos são selecionados pelas Nota do Enem, a classificação para a bolsa do PROUNI é realizada no Portal do MEC.

  • Bolsa Familiar.

Na PUCRS, se uma ou mais pessoas da mesma família estudam na unidade, o aluno pode solicitar 12% de desconto nas mensalidades, com exceção da primeira parcela.

  • Bolsa Licenciatura.

Em todos os semestres, a PUCRS oferece 40% em cursos de licenciatura, com exceção do Curso de Educação Física.

Diante de tantas oportunidades, antes de realizar a inscrição vestibular PUCRS, consulte a Instituição para encontrar a modalidade que atende o seu perfil.

Comente