Início » Vestibular » Inscrição VUNESP 2021: Como Funciona? Aprenda Aqui!

Inscrição VUNESP 2021: Como Funciona? Aprenda Aqui!

Os interessados em fazer a inscrição VUNESP 2021 devem ficar atentos no calendário da Instituição, afinal, a Fundação é uma das mais renomadas organizadoras de vestibulares e concursos públicos do Brasil, por isso, recebe o cadastro de inúmeras pessoas de todo o país.

A VUNESP não é uma Instituição de ensino, mas sim, uma pessoa jurídica privada, sem fins lucrativos.

O foco da mesma é realizar o planejamento, organizar, executar e supervisionar o vestibular da UNESP e também aplicar provas em muitos concursos públicos brasileiros.

Como fazer a inscrição VUNESP 2021?

Dada a explicação sobre a fundação, é fato afirmar que através da VUNESP é possível ficar por dentro de todo o calendário de vários concursos públicos e também, do vestibular da UNESP, pois é ela que recebe as inscrições.

A VUNESP é uma fundação com uma excelente reputação em São Paulo, inclusive, é responsável por concursos públicos no Ministério Público, Polícia Civil, Prefeitura e também ajuda na organização do ENEM.

As provas da UNESP – Universidade Estadual Paulista são todas gerenciadas pela VUNESP. Portanto, se você tem interesse em prestar vestibular nessa Universidade ou em outras administradas por essa fundação, é nela que você deve fazer a inscrição. Confira como fazer isso!

  1. Acesse o site da VUNESP – https://www.vunesp.com.br/;
  2. Na tela você já vai notar uma opção chamada “Vestibulares”;
  3. Ao clicar em cima, vai notar que existem várias opções como “Próximos”, “Inscrições abertas”, “Em andamento”, “Encerrados”;
    Como fazer a inscrição VUNESP 2021 online
  4. Se você clicar em “Próximos”, vai aparecer informações sobre os vestibulares, inclusive o edital da Instituição.

Agora, se clicar em “Inscrições abertas” você vai ter acesso as Universidades que farão o vestibular e já pode se inscrever na mesma hora.

Vale lembrar que depois da inscrição VUNESP 2021, é necessário pagar a taxa de inscrição para que o cadastro seja validado. O valor vai depender da Instituição representada pela VUNESP.

Quem pode fazer?

Fundação Vunesp logo

Os vestibulares podem ser realizados por todos os estudantes interessados em fazer um curso superior nas Instituições representadas, que basicamente são:

  • Pessoas que já possuem formação no ensino médio;
  • 18 anos ou mais.

Vale lembrar que a VUNESP só recebe as inscrições, ela não estipula regras adicionais para admissão de alunos. Para conferir essa informação, é importante que o interessado leia o edital com as normas da própria Instituição de ensino, que inclusive, são disponibilizadas pela VUNESP.

Documentos necessários

Depois de fazer a inscrição VUNESP 2021, o candidato vai se preparar para a prova e se dirigir no local informado.

Em todos os concursos organizados pela VUNESP, o candidato deve levar os seguintes documentos:

  • RG, carteira de habilitação válida ou passaporte.

Caso o candidato passe na prova, depois será necessário comparecer a instituição que vai estudar com uma lista mais vasta de documentos, conforme edital. É nesse momento que será realizada a matrícula para iniciar os estudos.

Quais são as regras gerais

A VUNESP não é a geradora de regras, mas sim a instituição que a contratada para cuidar de todo o processo seletivo da Instituição de ensino ou concurso. É importante que os candidatos entendam isso.

Por isso, antes de fazer a inscrição VUNESP 2021, é fundamental ler o edital do concurso ou da Universidade da qual pretende realizar seus estudos.

A Fundação VUNESP realiza provas para inúmeras Universidades e Concursos Públicos do País, pois o objetivo dessas instituições, é ter mais transparência no seu processo seletivo.

Vale lembrar que a concorrência é muito grande, sobretudo em cursos como Medicina.

Por isso, uma das coisas marcantes nas provas da VUNESP é que suas questões costumam exigir bastante atenção, pois geralmente são longas e podem levar o candidato a pensar em duas respostas diferentes.

São as famosas “pegadinhas”, isso acontece porque é necessário selecionar realmente quem está prestando atenção na leitura, uma vez que muitos candidatos disputam pela mesma vaga.

Estudar muito é a palavra de ordem, além disso, a VUNESP também divulga o manual do candidato para divulgar como funciona todo o processo, as provas e também a convocação da matrícula para os aprovados.

Para não ficar de fora dos melhores e maiores concursos e vestibulares do País, fique de olho no portal da VUNESP.

Comente